Diário de Bordo
This is my Diário de Bordo, my logbook. Just hold on tight and dive into my world!
Contact: nokastravels (@) gmail (.) com
terça-feira, novembro 28, 2006
segunda-feira, novembro 27, 2006
As experimentalistas



... seguindo a filosofia das Pirilampas que por esse mundo fora piscam piscam.
E parece que nem o Natal escapa às fantásticas obras que alegram este nosso Portugal! Ainda hoje o Senhor Engenheiro Sócrates esteve aqui, Ká100 City, na IC19 para ver se o Polis anda ou não anda! Havias era de vir em hora de ponta, oh Ministro nº 1, e sem batedores!


domingo, novembro 26, 2006
sábado, novembro 25, 2006
Movimento lento - slow movement

Ouvi esta semana falar deste movimento. Ao que parece há imensa gente adepta do Slow Movement. Eu nunca tinha ouvido falar, confesso. E lá fui eu investigar. Segundo a Wikipédia:
The Slow movement is a cultural shift towards slowing down life's pace. The Slow movement proposes consciously seizing control of time rather than being dictated by it and finding a balance between using time-saving technology and taking the time to enjoy a walk or a meal with others. Proponents believe that while technology can speed up working, eating, dating, etc. the most important things in life should not be rushed.
Bom, o que me assusta nem é o facto de vivermos numa sociedade onde é preciso existir uma organização... é o facto de estarmos na realidade a catalogar bom senso! Mas que raio de coisa, mas é preciso ensinarem-nos que comer sentados é melhor? Ou que passear faz bem? Mas vindo das sociedades de onde vem eu até percebo. Eheheh. Fiquem aqui com uns links interessantes.... tenho que os explorar melhor!
The Slow movement is a cultural shift towards slowing down life's pace. The Slow movement proposes consciously seizing control of time rather than being dictated by it and finding a balance between using time-saving technology and taking the time to enjoy a walk or a meal with others. Proponents believe that while technology can speed up working, eating, dating, etc. the most important things in life should not be rushed.
Bom, o que me assusta nem é o facto de vivermos numa sociedade onde é preciso existir uma organização... é o facto de estarmos na realidade a catalogar bom senso! Mas que raio de coisa, mas é preciso ensinarem-nos que comer sentados é melhor? Ou que passear faz bem? Mas vindo das sociedades de onde vem eu até percebo. Eheheh. Fiquem aqui com uns links interessantes.... tenho que os explorar melhor!
Stôra Margarida

É difícil tentar explicar o que esta ida ao teatro me fez sentir. Por um lado um pouco de revolta por ver uma sala de teatro vazia, numa sexta feira à noite. Por outro adorei a peça e o pequeno momento em que estivemos à conversa com Guida Maria quando esta se preparava para regressar a casa (um encontro ocasional nos corredores do Casino do Estoril, que jamais irei esquecer). A Stôra Margarida não é uma peça de teatro sobre a escola (embora o ensino em Portugal neste momento também merecesse uma sátira só acerca dele). É um monólogo sobre nós, sobre o país, sobre a passividade colectiva e a distribuição do poder. O texto original, de Roberto Athayde, é brasileiro e estava inserido um contexto social um pouco diferente. Mas há traços que atravessam a história de forma oblíqua e que hoje em dia são mais do que actuais. Recomendo, sem hesitações. Obrigada, Guida!

Templários

Com um cheirinho a Tomar, numa noite de calmaria depois da tempestade que se fez sentir durante o dia (o tal dilúvio) e ainda depois de ter ido ao teatro, encontrei-me com a Cátia, a Elsa e a malta nos Templários. Música ao vivo (tributo à música tuga), num ambiente muito familiar e simpático, mas cheio de interacção. Soube mesmo bem depois de uma semana cansativa! And now, for something completely new.... ou talvez não.... aqui fica o primeiro video que eu importei para o You Tube (a qualidade do original era bem melhor, este You Tube troca-me as voltas).... sem som, porque a minha máquina não tem micro... mas ficam com uma ideia: estava a dar o Anzol dos Rádio Macau. :p
Abençoado dilúvio que me puseste os caracóis no ar

Sim, foi um dilúvio.... palavra de Zé Rodrigues dos Santos, dita e redita nas notícias do canal 1... ele lá fez questão de nos mostrar aqueles belos pontos vermelhos a passarem por Lx... entre pontos amarelos, verdade seja dita que a desgraça não foi completa! Mas ainda assim foi o dilúvio! Juro não mais me queixar da chuva de Bruxelas (promessa a não ser cumprida, como é óbvio....mas enfim :p ). E com tanta chuva não há mesmo chapéu-de-chuva ou caracol que aguente!

sexta-feira, novembro 24, 2006
Leituras

Aqui está o link para o teste! O código do teste não estava a resultar muito bem, mas aqui estão os resultados finalmente! Bjokas.... (book snob qb)...
P.S.- Teste daqui!
terça-feira, novembro 21, 2006
O livro justo

Bom! Dia de inovações e de "justiças". Alguém familiar com o bookcrossing? Xana, não vale responderes! Ok, espreitem o site para se familizarizarem com esta febre internacional de troca de livros, i.e., do prazer da leitura! E é acessível a todos. Basta registarem-se no site e depois trocar, apanhar, libertar livros. Dúvidas? Perguntem ou investiguem. Bom, mas dizia eu... hoje "apanhei" o meu primeiro livro que andava "solto". Um Wild Book, e ainda por cima um que eu andava atrás! Recebi o email de aviso e depois foi seguir a pista! Uma Casa em Portugal de Richard Hewitt, está a ser lidinho por moi! E onde o encontrei? Numa loja de comércio justo (fair trade), em Lx. Eu não conhecia a lojinha e fiquei contente por tê-lo encontrado um sítio onde estava sossegadinho e em boa companhia. O Comércio Justo é um conceito, a meu ver, muito importante. Porque todos nós sabemos o que se passa no terceiro (e no segundo e primeiro) mundo, porque existe trabalho precário, escravatura infantil.... más condições, pagamentos injustos. Eu sei que é difícil sair do ciclo vicioso, mas aos poucos espero que as consciências acordem e que a justiça social prevaleça. Ok, eu sei que pareço uma heroína de capa espada a falar, mas sem querer entrar em exageros ou pontos de vista extremos, parece-me bem que haja quem lute por um comércio justo... o pouco que eu puder fazer, faço-o, nem que seja divulgar a loja: Mercearia do Mundo: Mercearia do Mundo; Rua de São José 17;; . 21 3433303/ 96 5820028 ou
. Garanto-vos que vale a pena passar por lá, nem que seja pela simpatia com que somos recebidos.

domingo, novembro 19, 2006
O Ritual Clandestino

Miss Susana, agora conhecida por Susy Mãozinhas ou dedos leves (porque clica mais rápido do que a própria sombra), fez anitos! E nós fomos festejar! Claro que o ritual no Clandestino do Martins, o do chouriço assado (que sabe tão bem), não podia faltar! A ver se a malta vem depressa para o Natal para fazermos mais uns rituais engraçados! Cá vos esperamos, Marias!
sábado, novembro 18, 2006
Inovações
Mudei para a tal nova versão beta XPTO do blogger! Mudei ao fim de muito tempo de resistência, reflexão e observação (de erros e pequenas falhas). Reparei que ultimamente muita gente tem mudado. E interrogo-me se sou a única que reparou que esta versão nova, mas ainda beta, que é suposto facilitar-nos a vidinha, não aceitou os nossos links portugueses cheios de acentos e cedilhas! Agora, nós!!!!, temos que olhar para os links todos e um a um corrigi-los, voltando a colocar as letras na sua forma original! Aborrece-me esta história das inovações se esquecem dos detalhes. Se é para melhorar, não nos obriguem a dar um passo atrás. Eu ainda não corrigi os meus links todos, brevemente, quem sabe. Sinceramente, não me apetece fazê-lo agora! :p
sexta-feira, novembro 17, 2006
Pirilampa Assassina

Esta minha amiga sanguinária (ou talvez não) precisa da vossa ajuda! Dêm um saltinho aqui e ajudem-na a escolher umas curtas metragens para um projecto.... alucinante? :p
quarta-feira, novembro 15, 2006
terça-feira, novembro 14, 2006
terça-feira, novembro 07, 2006
segunda-feira, novembro 06, 2006
Grande Entrevista!
Eu sei, eu sei! Estou viciada em Gatos que Cheiram Mal! :p Mas adorei esta entrevista! Só me falta achar a música do David Fonseca, After All There Was Another, versão inglesa da musiquinha da Mónica Cintra: Afinal Havia Outra!
O pecado mora em Óbidos

(Apesar de tudo achei o festival fracote, faltou mais inciativas, não estava assim tão bem preparado, as lojas e cafés e restaurantes não souberam lidar com tanta gente.... às 11 da manhã de Domingo ouvi uma menina da loja de lembranças da organização dizer q estava stressada (o festival só tinha aberto às 10h e ainda não tinha chegado sequer a enchente, e ela lentinha lá estava stressada)... no café às 13h acabou a sopa! e por aí fora... e não se justifica o preço em relação à qualidade. Mas havia lá uns bolos de chocolate bem bons!)
Encontros

sexta-feira, novembro 03, 2006
quarta-feira, novembro 01, 2006
Finalmente Iznogoug
Finalmente, após ter combinado inumeros encontros ao pé de um videoclub em BXL chamado Iznogoud e onde havia uma clara publicidade a este filme.... vi-o! Corajosamente todo em francês (sem legendas)! Isto aos poucos há-de lá ir... E gostei!