terça-feira, novembro 21, 2006

O livro justo

Bom! Dia de inovações e de "justiças". Alguém familiar com o bookcrossing? Xana, não vale responderes! Ok, espreitem o site para se familizarizarem com esta febre internacional de troca de livros, i.e., do prazer da leitura! E é acessível a todos. Basta registarem-se no site e depois trocar, apanhar, libertar livros. Dúvidas? Perguntem ou investiguem. Bom, mas dizia eu... hoje "apanhei" o meu primeiro livro que andava "solto". Um Wild Book, e ainda por cima um que eu andava atrás! Recebi o email de aviso e depois foi seguir a pista! Uma Casa em Portugal de Richard Hewitt, está a ser lidinho por moi! E onde o encontrei? Numa loja de comércio justo (fair trade), em Lx. Eu não conhecia a lojinha e fiquei contente por tê-lo encontrado um sítio onde estava sossegadinho e em boa companhia. O Comércio Justo é um conceito, a meu ver, muito importante. Porque todos nós sabemos o que se passa no terceiro (e no segundo e primeiro) mundo, porque existe trabalho precário, escravatura infantil.... más condições, pagamentos injustos. Eu sei que é difícil sair do ciclo vicioso, mas aos poucos espero que as consciências acordem e que a justiça social prevaleça. Ok, eu sei que pareço uma heroína de capa espada a falar, mas sem querer entrar em exageros ou pontos de vista extremos, parece-me bem que haja quem lute por um comércio justo... o pouco que eu puder fazer, faço-o, nem que seja divulgar a loja: Mercearia do Mundo: Mercearia do Mundo; Rua de São José 17;; . 21 3433303/ 96 5820028 ou . Garanto-vos que vale a pena passar por lá, nem que seja pela simpatia com que somos recebidos.

5 Comments:

At novembro 21, 2006 1:55 da tarde, Blogger Filipe said...

Nao sei se me convences... A mim quem me tira as lojas de informatica / gadgets electrónicos e as charcutarias de qualidade com deliciosos queijos e presuntos ibéricos tira-me tudo. Além de que, sinceramente, I don't care how things got to the store, since they're there for me to buy.

 
At novembro 21, 2006 2:18 da tarde, Blogger Sofia C. said...

Querida cavaleira de capa e espada também conhecida por Nokas,

Não te espantará (uhmmm, espero que não,lol) que te agradeça a informação que nos dás neste post, a do Bookcrossing e a da loja.Não temos de comprar tudo no comércio justo mas eles têm bons produtos. Aqui em Bruxelas sou fã das bananas Max Havelaar. Vou informar-me sobre os books que andam à solta por estas bandas. Beijos,Sofia

 
At novembro 21, 2006 9:36 da tarde, Blogger Claudia Ganhao said...

Nokas,
Fiquei muito curiosa acerca do Bookcrossing, pois não conhecia o movimento! Vou-me informar e quase de certeza que vou aderir!
Obrigada e Beijokas

 
At novembro 23, 2006 8:23 da tarde, Blogger Andre said...

E que tal pores um livro a circular??
Que tal esconderes por baixo da ponte 25 de abril? E capaz de ser engracado...

 
At novembro 24, 2006 5:34 da tarde, Blogger AnaD said...

Esse livro é um espetáculo, e O seguinte também, aliás já o coloquei na minha "Sugestão literária"

 

Enviar um comentário

<< Home