domingo, outubro 30, 2005

Informações

Para informações mais detalhas acerca da estadia da Ju em Bruxelas, por favor consultar o diário de bordo da moça que está mais completo do que o meu. Faça-o aqui!

2ª Paragem - Oostende

A segunda paragem, na parte da tarde, foi Oostende, uma cidade portuária, onde havia areia e onde eu pude finalmente ir molhar os meus lindos pézinhos!!!! E de repente o sol apareceu e o fim de tarde foi espectacular! Sabe tão bem caminhar na praia, ainda para mais para quem há muito não a via! O Mar do Norte tem um aspecto "manhoso" e a praia não tinha o areal mais fantástico do mundo (nem de perto nem de longe), mas soube que nem ginja! A cidadezita é curiosa. Vê-se que no Verão vive do turismo, tem uma marginal comprida e cheia de prédios (nada muito diferente da nossa mentalidade tuga), tinha lá um mercado de peixe... nham nham, vi umas anchovas e uns linguados jeitosos. Mas nós, jovens estudantes, almoçámos hamburguers e afins (e a minha malta lá de casa a mandar sms e a dizer que estava no Algarve a comer sargo grelhado! snif snif)... Para mim foi terapêutico!

Bruges

Este Sábado fomos passear! De madrugada... lá nos fizémos à estrada e fomos por essa Bélgica fora (que não é muito grande, digamos desde já) até aos Nortes. Primeira paragem: Bruges! Cidade mediaval flamenga, colorida (apesar do tempo estar cinzento) e cheia de vida! è bem bonita e acho que fiquei com vontade de lá voltar! Reparem em detalhes interessantes, como na montra da chocolataria (3ª imagem na linha de baixo - façam um zoom, havia em muitas lojas chocolates desta forma! São as maravilhas da doçaria belga), nas lojas de rendas típicas (é bilros, por cá é muito popular, embora eu não morra de amores por estas tradições), nas danças folclóricas que vimos na praça Markt, nos canais do rio Dijver... Esta é uma cidade de detalhes! Vale a pena visitar!

Nocturnos de Bruxelas

Quintas Feiras Culturais

Às quintas há nocturnos nos museus! Desta vez eu tinha companhia para as minhas quintas-feiras culturais! Fomos ao Museu da Armada Real (no Parque Cinquentenário), onde havia uma exposição de aviões (a Ju delirou). Antes passámos ainda na Praça Jourdan (onde estamos delirantes agarradas a um gelado gigante... ai se fosse verdadeiro!) e no parque Leopold (ambos os locais perto da minha casa). Cá estão fotos variadas desses momentos.

As lavadeiras de Bruxelas!

Sim, lá fomos nós tratar da roupa! Para mim, ainda sendo novidade é sempre giro ir lavar a roupa! Acho que a Ju também achou piada a esta nova experiência psicadélica. O cúmulo é que já reconhecemos na rua (em dias diferentes) pessoas que estavam lá a lavar a roupa! Ou seja,eu já vou conhecendo os vizinhos do bairro! :) "Ai Jesus!"

Perdidas na ULB

Aqui estamos nós na minha universidade! Muito aterefadas! Muito! :)

Acordar em Bruxelas

Como o sol nasce na minha janela!

quinta-feira, outubro 27, 2005

Fim-de-semana!

Bem, amanhã há greve (geral, super greve, tudo fechado e a não funcionar e bloqueado)! Mas irei a Mons (se conseguir) ver a apresentação de tese da Romana, mais uma bio-portuguesa perdida no país da cerveja e chocolate a estudar equinodermes! E depois no fim de semana em si, a minha malta vai passear! Não sei onde, não sei quando, não sei em que moldes! Só sei que não vamos ficar paradinhos! Yeeeaaahhh! Bjokas e divirtam-se também!

quarta-feira, outubro 26, 2005

Surpresa!

Olhem lá quem apareceu cá ontem!!!! E eu que não sabia de nada! Vocês são todos uns matreiros! Tou contente! Tenho que trabalhar, mas estou contente! Té já!

terça-feira, outubro 25, 2005

Rosa Parks

25.10.2005 - 09h40 AP

Morreu hoje, aos 92 anos de idade, a mulher que ficou na História por se ter recusado a ceder o seu lugar num autocarro a um homem branco, em 1955. Rosa Parks era considerada a mãe do movimento dos direitos civis, que poria fim à segregação racial nos Estados Unidos.

Parks morreu na sua casa durante a noite, enquanto dormia, rodeada pelos seus amigos mais chegados, segundo contou o advogado Gregory Reed, que a representava há 15 anos.

No dia 1 de Dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks, então com 42 anos de idade, viajava num autocarro em Montgomery, no estado do Alabama. Apesar da legislação que obrigava os negros a ceder os seus lugares aos brancos, Parks recusou-se a cumprir a ordem de um homem branco, que queria sentar-se no seu lugar.

Rosa Parks foi presa, à semelhança do que já tinha sucedido a duas mulheres negras da mesma cidade, pelo mesmo motivo. Para além da detenção, Parks foi multada em 14 dólares.

O facto de ter sido presa teve efeitos inéditos. A população negra de Montgomery boicotou durante 381 dias a rede de transportes públicos local, num acto instigado pelo então pouco conhecido pastor baptista Martin Luther King Jr.

O movimento de direitos civis, que defendia a igualdade, começou com esse boicote em Montgomery e culminou, em 1964, com o Civil Rights Act, a lei que proibiu a discriminação racial em espaços públicos.

O protagonismo de Rosa Parks impediu-a de encontrar emprego no estado do Alabama. Após muitas ameaças, Parks e o marido mudaram-se para Detroit. Rosa Parks continuou o seu trabalho de activista e deu nome a um instituto, juntamente com o seu marido (que morreu em 1997), dedicado ao desenvolvimento dos jovens de Detroit.

Em 1992, Rosa Parks comentava o seu papel na mudança histórica dos Estados Unidos com modéstia. "A verdadeira razão por que não me levantei foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Suportámos aquele tipo de tratamento demasiado tempo". "Quando fui presa não tinha ideia de que se ia transformar nisto", disse Rosa Parks sobre a eclosão do movimento de direitos civis. "Foi só um dia como qualquer outro. A única coisa que o tornou significativo foi que as massas aderiram".

Os seus últimos anos, segundo a Associated Press, não foram isentos de problemas. Foi alvo de um assalto que a deixou ferida e o seu instituto debateu-se, desde sempre, com problemas financeiros.

O ex-Presidente dos EUA Bill Clinton disse um dia que Rosa Parks era "uma mulher de grande coragem, graça e dignidade", uma "inspiração para mim e para todos que trabalham para o dia em que seremos uma América".

Fonte: Público

Irmandade Ibérica

"Aqui na Bélgica sinto-me estranhamente próximo dos espanhóis". P.M., Outubro 2005

segunda-feira, outubro 24, 2005

Fim-de-semana



Bom dia ou boa tarde! Aqui estão as imagens do meu fim de semana! Foi passado por aqui em Bruxelix City! O Inverno está timidamente a chegar. O tempo anda a arrefecer, a chuva começa a ser mais constante. Hoje, por exemplo, chove "cães e gatos". Sábado, mesmo a chover, resolvi andar pela zona ao pé da minha casa e descobri mais um parque (imagens da fila de baixo). À tarde fui à zona das lojas (imagens de cima - De Brouckère) e mais ao fim do dia, quando o sol espreitou por entre as nuvens, fui ao IKEA! Esta vossa amiga capitalista tem finalmente um edredon quentinho para dormir mais sossegada à noite! Até agora ainda usava o saco cama, que estava a tornar-se francamente desconfortável.




Domingo fui ao mercado de rua de Saint-Gilles. Na cidade, aos Domingos de manhã, há vários mercados. Resolvi começar a visitá-los, pois as verduras/vegetais/frutas & Comp. de supermercado estão a começar a aborrecer-me. Senti-me muito familiarizada com o tipo de bancas. Não há ciganos, não os vi, mas acrescente-se os árabes que vendem, entre outras coisas, especiarias coloridas (que pena eu ser anósmica, outras "cores" poderiam ser reveladas para mim! :p). E ali está o produto da minha visita ao mercado! Nada de especial... também sou só uma... Depois ainda encontrámos um supermercado português aberto (esta é uma zona de emigrantes, nomeadamente de tugas como eu, embora o sotaque aqui seja maioritariamente de Bixeu e du Puerto, nortenho, portanto). Os filipinos que comprei já voaram, mas as bolachas de baunilha ainda estão lá em casa! O verdinho fica para um qualquer jantar!




Vista da cidade algures entre Saint-Gilles e Porte de Hal que veremos já a seguir! :) Reparem numa sombra atrás da torre da igreja.... Sim: uma grua! esta cidade não se livra das gruas tão cedo!



Zona de Porte de Hal, uma das poucas partes da muralha da cidade que ainda ficou intacta. Vêem, estava sol!!!! Os dias aqui são imprevisíveis, começam escuros, mas até agora nunca sei como acabam por ficar. Hoje acho que a chuva será constante... Mas quem sabe!?!?!?




Este é mais um detalhe da cidade: reparem no tamanhão desta passadeira!!!! Isto dá para uma pessoa atravessar quase na diagonal, é que ultrapassa em muito o tamanho normal+ciclovia! Há detalhes nesta terra que eu raramente consigo compreender. Não deixam de ser curiosos e interessantes!!!!!

Caminho de Santiago

Alguém sabe por que é que encontrei este símbolo (num vulgar prédio de habitação) a caminho da Igreja de Santo António, aqui em Bruxelas? Há algum caminho de Santiago que comece cá? Estranho, mas interessante.

O sistena das "retretes"...

Esta sexta-feira vai haver novamente uma greve! Aparentemente vai ser maior que a anterior. Está constatemente a ser anunciada na rádio. Parece que é por causa das "retraites" (reformas) propostas pelo governo, um problema afinal generalizado por esta Europa fora. Ora leiam o que diz o Le Soir: "...la grève générale prévue vendredi pour s'opposer à la réforme du système des retraites proposée par le gouvernement..." Eu só quero ver qual vai ser a retrete que me irá calhar, em Portugal, quando chegar a minha vez!

Problemas Resolvidos!

domingo, outubro 23, 2005

Estou com problemas no blog! Nao liguem a possiveis confusoes!

Friday friday!

Sexta-feira foi um longooooooo dia! Acordar: ir ao aeroporto levar um moço tuga que está por cá, fazer tempo para que chegue a hora de ir para o trabalho, ir uma hora mais cedo para o trabalho, ver o dia a nascer escuro e cinzento, ter reunião com orientador (reunião produtiva, trabalho planeado por alto, coisas definidas, estou mais descansada!!!!), ter sono o dia inteiro mesmo com chá, ir para casa e relaxar. Sair de casa porque se vai ao cinema..... Nao ir ao cinema porque nesta terra de gente doida EU nao ganhei para o susto com um carro a bater-me (levemente porque bati com o guarda chuva nele antes) na passadeira com luz verde para os peões..... Senhor belga pálido pai de família com filho no banco de trás: se te volto a ver risco-te o carro todo, se nao o amolguei já com o guarda chuva! (Estranhamente o guarda chuva nao partiu, era dos pequenitos, mas ficou bem).

No fim tudo acabou bem, fui jantar com Pitucha e Companhia! Sim, um jantar com portugueses e uma italiana, no muito cinzento de bruxelas, alguras numa pizzaria africana a cantar belas músicas portuguesas do festival da Eurovisão! Ri-me tanto, obrigada a todos. Depois das emoções fortes da estrada bruxelense, soube mesmo bem. (Passei na censura!?!?!??! Espero que sim!)

Conselho muito importante: em Bruxelas, andar na estrada ou perto dela é um olho no burro, outro no cigano e outro nos loucos dos belgas! As cartas da farinha Amparo sao aparentemente muito famosas aqui.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Sampaio





O Sampaio veio cá e como não podia deixar de ser quis dar uma palavritas aos tugas emigrantes. Eu estou cá só há um mês e fiquei emocionada com o hino de Portugal! Jasus! Fui sozinha mas diverti-me imenso! Lá ia eu, qual estudante de calcita de ganga, quando começo a ver o cenário. Só gente benzoca! Havia gente bem vestida, sim, eu compreendo porque é uma cerimónia oficial! Mas havia benzocas que eu sinceramente não o que estavam lá a fazer, eram as mulheres dos acessores, sei lá, eram as mulheres de não sei quem... E os tipos com cabelo a cascais! Só na nossa terra é que é moda o cabelo assim! Ok, chega de ser má língua. Eu acho é cómico, gostava de ler o pensamento das pessoas quando eu passo por entre elas. Nem me vêem... E depois o contraste: o belo do esteriótipo do tuga emigrante também lá andava! Foi engraçado! O local escolhido foi no tal parque do cinquentenário, que já vos tinha mostrado fotos antes. Cá fora pelo menos apareceu imensa gente! Gente com a bandeira, gente a tirar fotos como eu, curiosos que chegaram lá de passagem....






A opinião que eu tinha do Jorge Sampaio mantém-se. Gosto muito dos discursos dele, são para as pessoas, são simples quando têm que ser, directos e apesar de estar visivelmente cansado, mostrou-se muito simpático e contente por estar ali. Maria José Rita esteve sempre à altura, uma "leidi". E adicinhem quem lá estava também, Maria de belém, sempre entre homens bastante altos!!!! ela é mesmo piquinita e tem um ar assim putchiputchi piriri.... Mas não estava com muita atenção! ai ai ai!!!!!




E claro que o Rancho também lá estava!




Ora onde há um tuga há rancho concerteza. O pão com queijo da serra é que esgotou mesmo quando eu estava a conseguir chegar lá! Tal era a fila. E depois cá fora.... Desfile militar (PRIMA: tantos! oh assim, de militares! a desfilarem, em sentido! Havias de cá estar a dizer o que eles estavam a fazer mal, de certeza que abanar a perna ao som da banda não é estar em sentido numa cerimónia oficial, pois não? Estas fotos são dedicadas à tua pessoa! Tenho os originais, se os quiseres é só dizer!!!! Daqui a nada vêm os polícias....)




E VIPs, imensos VIPs, o Rei e a Rainha daqui estão algures nestas fotos! Mas eram tantas as fotos, que as pessoas estão pequinitas. Vocês percebem, né?




Mas Maria de belém, piquinita também, merece destaque. Mas porque é que a puseram entre senhores tão altos? É que mesmo ao lado havia senhores mais baixos! Ela não paree nada aborrecida. Mas cá fora, quando o frio apertou, tirou o lenço. Sim, no fim da tarde já vai sendo preciso....




Maria José Rita, a Rainha Paola e o Senhor Polícia.




A Parada Militar (espero que o termo esteja correcto)!




E tantos tantos polícias! Nunca tinha visto tantos nesta terra. Bruxelas é até calmita, em muitas zonas anda-se bem na rua e nunca vi nenhum problema nem me senti verdadeiramente assustada (na linha de Sintra é um sentimento constante). Também nunca vi muita polícia. Mas desta vez descobri-os! Ahah! Cá estão vocês!!!!! E pronto! depois fui ao supermercado e fiz um belo jantar com couscous e uma receita de carne totalmente inventada por mim na altura de cozinhar!



Hora de almoço

Hora de almoço, tempo de blogar! Aqui choveu de manhã, agora está... "normal"? Já vos mostro o que andei a fazer ontem à tarde!!!!

quinta-feira, outubro 20, 2005

Chove - não chove

Hoje acordei com o barulho da chuva, eram umas 7 da manhã. Como não consegui voltar a adormecer fui lentamente para debaixo do meu chuveiro (uma chuva mais quentinha e agradável) e acordei devagar. A chuva abrandou também. Agora está sol! Bruxelas não sabe se há-de ceder às previsões meteorológicas ou continuar a deixar brilhar um sol de outono. Até o tempo aqueceu! Vou ali desligar o aquecedor. Tá um calor que não se pode aqui neste gabinete! :)

Cine Eco

Bom dia! Aqui estou eu a divulgar mais um evento engraçado em terras Lusas. Desta vez é um festival de Cinema Ecológico na Serra da Estrela! Uma excelente oportunidade para ver e rever alguns filmes de eleição, bem como para assistir a um bom concerto de Jazz, ver uma exposição, entre outros! :) A mim soa-me muito bem, uns dias na serra, um pé no festival outro no passeio.... Porque é que eu só penso em férias e coisas giras para fazer, mas estou no gabinete em frente ao computador? A ver se vou passear este fim de semana! :)

quarta-feira, outubro 19, 2005

Festival do Amor

Apaixonados do meu país, apaixonados pela vida, por alguém, por vocês mesmos, vai haver um "Festival do Amor" e é em Beja (21-23 Outubro). Sob o tema das cartas de Soror Mariana Alcoforado, o festival apresenta um programa muito engraçado. Tem de tudo para agradar a gregos e troianos: astrólogos, apresentações de livros, oficinas de Yoga, Fado, tertúlias e debates, arranjos florais, Reiki, bailes populares, filmes do Woody Allen! A sério, Beja vai receber de braços abertos esta iniciativa! Se puderem passem por lá que parece valer a pena!

Site oficial aqui.

terça-feira, outubro 18, 2005

Amanhã!

Parece que amanhã vai chover! Bem, já está a ficar mais escuro! :) Até amanhã!!!!! (Que vontade de usar galochas e guarda-chuva)

Bom dia!

Quando me sentei e olhei para o computador é que percebi porque é que enquanto estava à espera do elétrico estava a bater o dente! 6ºC lá fora..... ai..... A parte boa é que o aquecedor do meu gabinete já funciona! :)

segunda-feira, outubro 17, 2005

Notícias do Fim-de-Semana



Olá! Finalmente, e após de uma data de posts desconexados, aqui estão as notícias do fim-de-semana. Este foi mais um bem passado, onde houve tempo para fazer um pouco de tudo, desde de beber um copo com a malta, até tratar da roupa suja! Tudo começou na sexta, comigo a passear por esses parques bruxelenses fora.... (por favor imaginar bela banda sonora, algo muito requintado....) Ao pé de mim existe um parque muito engraçado, chamado Leopold. Sabe bem ir até lá e sentar a ler um livro, dar de comida aos patos possivelmente "engripados". Quando começar a chover fico em casa. E é já quarta, segundo os manda-chuva!


Depois passei ao pé dos edifícios do parlamento Europeu só para vos mostrar umas fotinhas. Reparem nas gruas. Esta devia ser a cidade das gruas, aparecem sempre nas minhas fotos! Está tudo em obras!!!!


Por fim fui a pé até ao Parque Cinquantenário, a zona onde vai haver o evento com o nosso senhor presidente.


Do fim de semana em si não tenho muitas fotos, mas garanto que esteve sol (estou a ficar obessessiva e ele ainda nem sequer se foi embora), fui às compras (finalmente achei umas calças que me servem, após várias tentativas em dias que já lá vão). Os relógios que vêem são do restaurante...do MacDonalds... sim....


Por fim, convido-vos a tentarem descobrir as diferenças entre uma refeição de lá (à direita) e uma refeição tuga caseira (a couve não deveria ter sido aquela, mas apesar de rija e ácida, alguém a comeu!).

Parabéns Vila Verde



"Vila Verde estabelece novo recorde com 645 tocadores de concertina.


Um novo recorde mundial do Guiness foi alcançado hoje a meio da tarde em Vila Verde, Braga, onde se reuniram 645 tocadores de concertina no âmbito do IX Encontro de Concertinas das Colheitas, revelou a autarquia.


Os músicos obtiveram ainda uma outra marca, ao tocarem a moda do cancioneiro minhoto "Rosinha" durante 32,5 minutos, contra os 27 minutos anteriormente conseguidos."


Fonte: Agência Lusa

Mais um daqueles testes...

Your Hair Should Be Red
Passionate, fiery, and sassy. You're a total smart aleck who's got the biggest personality around.

domingo, outubro 16, 2005

Sampaio - visita oficial à Bélgica



"O Presidente da República, Jorge Sampaio, efectua entre terça e quinta-feira uma visita oficial à Bélgica, que visa estreitar os laços políticos e económicos entre os dois países, e promover Portugal e a língua portuguesa.

Nesse contexto, o chefe de Estado far-se-á acompanhar durante a visita ao Reino da Bélgica de uma vasta comitiva empresarial, composta por cerca de seis dezenas de pessoas, bem como de vários convidados da área cultural e académica.

Para a Presidência da República, é necessário aprofundar as relações de Portugal com a Bélgica, até porque o duplo "papel" de Bruxelas enquanto capital da União Europeia e da Bélgica tende a privilegiar claramente o relacionamento multilateral/europeu, relegando para segundo plano as relações políticas, económicas e culturais bilaterais.

A mesma opinião tem o embaixador de Portugal na Bruxelas, Nunes Barata, que em declarações à Agência Lusa sublinhou a necessidade de "não esquecer que há um país chamado Bélgica, com uma capital chamada Bruxelas", hoje em dia encarada sobretudo como a sede das instituições europeias.

Também o embaixador considera que é necessário reforçar as relações bilaterais entre dois países com vários aspectos em comum, tais como a sua dimensão demográfica e o seu passado histórico, nomeadamente "o conhecimento de África".

Entre os objectivos traçados pelo Palácio de Belém para esta visita contam-se, precisamente, dar um impulso político às relações bilaterais, assim como desenvolver as relações de parceria económica, adaptadas aos desafios da globalização.

No campo económico, a Bélgica é um parceiro importante de Portugal - em 2003 foi o sétimo cliente (com uma quota de 4,4 por cento das nossas exportações portuguesas) e também o sétimo fornecedor (2,7 das importações), foi ainda o oitavo investidor em Portugal e é um importante mercado emissor de turistas.

Já no campo cultural, é admitido um "certo défice de imagem de Portugal" e do conhecimento da cultura portuguesa na Bélgica.

Nesta visita, a comitiva portuguesa vai tentar promover a opção do estudo do português como língua estrangeira, e associá-la a uma imagem moderna de Portugal, pelo que serão levadas a cabo várias iniciativas paralelas, como um programa cultural e uma semana gastronómica.

A agenda do primeiro dia da visita inclui uma audiência de Jorge Sampaio com o primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, e um discurso do chefe de Estado na sede da Federação das Empresas Belgas, culminando com um banquete em honra do Presidente da República e mulher, Maria José Ritta, oferecido pelo Rei Alberto II e Rainha Paola.

No dia seguinte, será a vez de o chefe de Estado e mulher oferecerem um jantar em honra dos Reis belgas - seguido de uma sessão de fados, por Camané -, depois de novo dia preenchido, durante o qual Jorge Sampaio visita à Província do Luxemburgo (Valónia), participa, na Universidade Livre de Bruxelas, numa conferência subordinada ao tema "A União Europeia - Responder aos Desafios da Globalização", seguida de um debate com os estudantes, e ainda num encontro-debate, na Biblioteca Solvay, sobre a língua portuguesa.

Para o terceiro e último dia, e após uma visita a Antuérpia (Flandres), está marcada uma homenagem à comunidade lusa na Bélgica - estimada em cerca de 40.000 pessoas -, com um encontro com portugueses residentes em Bruxelas."

Agência LUSA 2005-10-16 09:20:01

sexta-feira, outubro 14, 2005

As minhas quintas feiras culturais



As Quintas-Feiras são verdadeiramente culturais (não só as do Inevitável Insatisfeito, mas as minhas também!). Mais uma vez ontem foi tarde de Museus aqui em Bruxelas. Foi pena não ter conseguido ir a muitos, mas estavam afastados e os transportes em hora de ponta aqui por vezes não funcionam (eu própria tive que desistir de um BUS que não vinha há mais de uma hora e escapar para o Metro mais próximo).


Ontem visitei dois espaços muito agradáveis: O jardim botânico da ULB, o "Jardin Botanique Jean Massart", e um palácio de uma figura importante, o "Palais de Charles de Lorraine". Charles Lorraine foi um homem bastante importante para a sua época, em termos culturais e científicos, embora os mitos e a alquimia fizessem parte da sua vida. Ele acreditava que a ciência devia ser prática e que o conhecimento devia ser disponibilizado e posto ao serviço do homem. Foi inovador para a época!!! Tinha uma colecção imensa, mas nós vimos muito poucos exemplos.




De lá não tenho fotos... Oh!!!! (Só tenho do jardim botânico... já lá vamos). Infelizmente não tive tempo de ver o Museu das Ciências Naturais, mas quando lá cheguei eram 9h15 e ele fechava às 10h. A senhora disse que a visita deveria durar umas duas horas. Simpática, disse-me ainda que no primeiro Mercredi do mês, a partir das 13h ele está aberto de graça! Logo, acho que por essas Quartas-Feiras irei lá passear! :) Houve também outro mudeu com uma exposição de relógios que não fui ver, mas que estará aberto em mais duas noites da iniciativa. :)


E agora, tchan tchan tchan tchan... Aqui ficam as fotos desta modesta exploradora... Que andou por locais perigosos, onde as plantas são terríveis e atacam os seres humanos! Mas, qual Laura Croft, eu sobrevivi a isso e muito mais! E aqui ficam as fotos para testemunhar, com uma nota particular: adoro como os botânicos tocam nas plantas como se elas fossem tesouros. Cheiram, observam, mostram a vida das plantas como mais ninguém. Gosto também das cores de Outono... E vejam como o jardim estava repleto de pequenas estrelitas maravilhosas. Que bela tarde! E eu de cavas! :)