domingo, outubro 16, 2005

Sampaio - visita oficial à Bélgica



"O Presidente da República, Jorge Sampaio, efectua entre terça e quinta-feira uma visita oficial à Bélgica, que visa estreitar os laços políticos e económicos entre os dois países, e promover Portugal e a língua portuguesa.

Nesse contexto, o chefe de Estado far-se-á acompanhar durante a visita ao Reino da Bélgica de uma vasta comitiva empresarial, composta por cerca de seis dezenas de pessoas, bem como de vários convidados da área cultural e académica.

Para a Presidência da República, é necessário aprofundar as relações de Portugal com a Bélgica, até porque o duplo "papel" de Bruxelas enquanto capital da União Europeia e da Bélgica tende a privilegiar claramente o relacionamento multilateral/europeu, relegando para segundo plano as relações políticas, económicas e culturais bilaterais.

A mesma opinião tem o embaixador de Portugal na Bruxelas, Nunes Barata, que em declarações à Agência Lusa sublinhou a necessidade de "não esquecer que há um país chamado Bélgica, com uma capital chamada Bruxelas", hoje em dia encarada sobretudo como a sede das instituições europeias.

Também o embaixador considera que é necessário reforçar as relações bilaterais entre dois países com vários aspectos em comum, tais como a sua dimensão demográfica e o seu passado histórico, nomeadamente "o conhecimento de África".

Entre os objectivos traçados pelo Palácio de Belém para esta visita contam-se, precisamente, dar um impulso político às relações bilaterais, assim como desenvolver as relações de parceria económica, adaptadas aos desafios da globalização.

No campo económico, a Bélgica é um parceiro importante de Portugal - em 2003 foi o sétimo cliente (com uma quota de 4,4 por cento das nossas exportações portuguesas) e também o sétimo fornecedor (2,7 das importações), foi ainda o oitavo investidor em Portugal e é um importante mercado emissor de turistas.

Já no campo cultural, é admitido um "certo défice de imagem de Portugal" e do conhecimento da cultura portuguesa na Bélgica.

Nesta visita, a comitiva portuguesa vai tentar promover a opção do estudo do português como língua estrangeira, e associá-la a uma imagem moderna de Portugal, pelo que serão levadas a cabo várias iniciativas paralelas, como um programa cultural e uma semana gastronómica.

A agenda do primeiro dia da visita inclui uma audiência de Jorge Sampaio com o primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, e um discurso do chefe de Estado na sede da Federação das Empresas Belgas, culminando com um banquete em honra do Presidente da República e mulher, Maria José Ritta, oferecido pelo Rei Alberto II e Rainha Paola.

No dia seguinte, será a vez de o chefe de Estado e mulher oferecerem um jantar em honra dos Reis belgas - seguido de uma sessão de fados, por Camané -, depois de novo dia preenchido, durante o qual Jorge Sampaio visita à Província do Luxemburgo (Valónia), participa, na Universidade Livre de Bruxelas, numa conferência subordinada ao tema "A União Europeia - Responder aos Desafios da Globalização", seguida de um debate com os estudantes, e ainda num encontro-debate, na Biblioteca Solvay, sobre a língua portuguesa.

Para o terceiro e último dia, e após uma visita a Antuérpia (Flandres), está marcada uma homenagem à comunidade lusa na Bélgica - estimada em cerca de 40.000 pessoas -, com um encontro com portugueses residentes em Bruxelas."

Agência LUSA 2005-10-16 09:20:01

1 Comments:

At outubro 17, 2005 12:10 da tarde, Blogger Ju said...

Ó milheri, mas que post tão gde...

 

Enviar um comentário

<< Home