quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Porque a ciência merece ser divulgada:

Fica aqui a sugestão de leitura de um novo projecto de jornalismo científico. Já cliquei no link, li as letras gordas e parece-me algo interessante, mesmo para o público geral. Fica aqui a cópia do email que recebi a divulgar o projecto:


:: Cientistas-jornalistas escrevem Gazeta de C&T ::

Caros estudantes, investigadores, divulgadores e jornalistas de ciência e tecnologia,
Após quase quatro meses de aulas diárias de jornalismo no Cenjor, em Lisboa, vimos partilhar convosco o entusiasmo da recta final deste caminho, que teve como objectivo aprendermos a comunicar ciência pela escrita. O resultado deste trajecto é a primeira Gazeta, de 2006, dedicada em exclusivo à Ciência e à Tecnologia.
Durante a produção da Gazeta, espiolhámos o mundo que nos rodeia com olhos de jornalistas e não como cientistas, que somos ou já fomos. Tivemos que trabalhar sob a pressão do imediato e da actualidade. Confrontámo-nos com a deontologia própria do jornalismo, com a lei da proximidade, com a dificuldade de lidar com as fontes e com a lentidão ou ausência (desesperante) de respostas. Experimentámos a dificuldade de escrever claro sobre o que pode ser extremamente complexo.
Com a ajuda, a paciência e a dedicação dos formadores (António Granado - editor deste primeiro número da gazeta de C&T do Cenjor -, Ana Moutinho, Paulo Chitas e Marina Ramos) escrevemos sobre temas fascinantes que estão à espera de ser lidos no link (download de PDF com 1,4 Mb):
http://caminhosconhecimento.no.sapo.pt/GazetaCenjorCeT-1.pdf

Até ao próximo número da gazeta, no final de Fevereiro.

Os alunos de Jornalismo de Ciência e Tecnologia do Cenjor,

Alexandra Araújo
Alexandra Rosa
Diana Lousa
Francisco Décio
Ferreira Miguel Humanes
Patrícia M. Pereira
Rita Caré
Sheila Vidal

O Projecto Caminhos do Conhecimento - Ideias em Ciência, Tecnologia e Ambiente - apoia a divulgação da primeira Gazeta de Ciência e Tecnologia 2006 dos alunos do CENJOR.

Para enviar comentários sobre a Gazeta, envie um e-mail para: caminhosdoconhecimento@gmail.com