quinta-feira, julho 07, 2005

Sem palavras...

Londres hoje. Para seguir o acontecimento ver notícias na BBC News online.

11 Comments:

At julho 07, 2005 3:51 da tarde, Blogger Ju said...

É lamentável... realmente lamentável!
O lado positivo: as pessoas de Londres agora sabem como será viver, por exemplo, em países como Israel, Paquistão etc. Medo, sempre com medo. Assim poderam ficar mais sensibilizadas e a capa de indiferença, produzida pela incessante informação das televisões, poderá cair.
Eu apenas posso fazer uma ideia do que isto deve ser e, aposto que não é uma ideia que corresponda realmente à verdade.
Eles andam por aí...

 
At julho 07, 2005 3:54 da tarde, Blogger NoKas said...

As pessoas de londres já sabem. Aliás, já sabiam antes, devido à 2ª guerra mundial. Muitas pessoas estavam calmas, até pq os habitantes de londres já haviam recebido instruções de cmo agir em caso de ataque: londres era já um alvo, eles só não sabiam como e quando ia tudo acontecer.

 
At julho 07, 2005 7:42 da tarde, Blogger NoKas said...

Oi! Acho que deve ter havido aqui um qualquer lapso de comunicação. Mas tenho a certeza que fomos tds tocados pelo que aconteceu, do mesmo modo do que aconteceu em madrid, no 11 de set EUA, na Chechénia, em Instambul, na Jugoslávia, na Palestina, em Israel, etc etc etc! há mais do ke exemplos negativos de actos extremistas, não interessa de que parte. Aliás, hj de tarde estava a falar com o meu amigo Gurkan, que é turco, e chegámos bem depressa à conclusão, já vinda de outras conversas semelhantes, que Bin ladens ou Bushes, é tudo igual: pois empurram o mundo numa mesma direcção, que é a da acção pela violência onde pessoas externas a este tipo de conflito sofrem. Para mim até podiam ser as piores pessoas do mundo, não acho que seja justo serem atacadas assim. Acho que é um preço demasiado alto para se demonstrar um determinado ponto de vista. (Mas tb acho k n foi isso k foi dito ali em cima!)



Quanto a coisas positivas, chamemos-lhes assim, eu vi como uma grande lição de civismo a atitude das pessoas e das autoridades. Vi que lidaram com a situação de uma forma extremamente ordenada, não-caótica, não houve pânicos de maior, não houve grandes confusões. Tudo foi accionado a tempo e horas, até os jornalistas respeitaram o facto de não serem mencionados nºs em relação a mortos e feridos para não lançar pânico geral. De facto os britânicos têm mtas regras e limites, mas em casos como estes as coisas funcionam, tds respeitam tdo e o mal é de algum modo minimizado. As autoriades, numa posição oficial, disseram logo q quem fez isto não pode ser considerado muçulmano, pois esta religião profeça a paz. Ou seja, desmarcaram logo o acto terrorista de um grupo isolado de uma comunidade que merece ser respeitada. Uma atitude, a meu er, madura e muito diferente da atitude heroica e do discurso do Bush! (e de muitos americanos). Para já é tudo, neste comentário demasiado grande pra um post sem palavras!

 
At julho 07, 2005 8:09 da tarde, Blogger Ju said...

Este comentário é dirigido à Carla principalmente. Fico triste que tenhas interpretado mal o meu comentário anterior, mas provavelmente não me expressei bem.
Sinceramente já não me choca, com tanta intensidade, este tipo de acontecimentos. E por isso falo deles com mais desprendimento, no entanto sem deixar de perceber a importância destes factos. Não me choca tanto porque começa a ser frequente este tipo de acções. No entanto não acho que se deva ficar parado, ou deixar de combater quem perpetua estes casos de cariz evidentemente negativo.
Mas neste momento choca-me mais ver pessoas do mundo dito civilizado a não ter qualquer acção positiva sobre os povos que sofrem agreções deste tipo diariamente. E supostamente são pessoas que defendem a liberdade de expressão, a não violência. Isto porque muita gente dimimui os problemas em que esses países vivem, porque não sabem a realidade em que deve ser viver nessas circuntâncias. E são estas pessoas que têm poder, um poder reivindicativo, de mudar opiniões e quem sabe influenciar governantes.
Não estou a defender que estes actos terroristas devam acontecer para fazer acordar o mundo civilizado. Caramba, concordo com o que dizes! Também não quero ser esclarecida a este ponto.
Mas deixando de ser românticos, tudo o que acontece na vida tem lados bons e lados maus. E o lado mau destes acontecimentos já se sabe, nem é preciso falar. Têm estado na boca do Mundo desde o 11 de Setembro. Eu só foquei aquilo que esta acção poderá mudar e, quem sabe no futuro trazer vantagens para todos os povos que sofrem com terrorismo. Agora, o povo inglês será muito mais reivindicativo, mais do que alguma vez foi. E é aqui que eu quero chegar. A força de um povo pode ser devastadora, e se possível para trazer bons resultados e mostrar ao mundo que isto pode acontecer a qualquer um. E se todos, mas todos mesmo, ficarem sensibilizados (não porque que sofreram ataques, mas porque há muita mais gente a pressionar)é algo que considero positivo no meio disto tudo. Positivo porque poderá caminhar-se para uma REAL mudança de opiniões e principalmente de atitudes!

 
At julho 07, 2005 8:23 da tarde, Blogger Ana said...

No que me diz respeito, o acontecimento de hoje toca-me por me vir mais uma vez recordar que a Vida é imprevisível... qdo um corrente dia de trabalho começa, não podemos nunca garantir como irá acabar... Por isso, há q aproveitá-la e tentar vivê-la da melhor forma possível.

 
At julho 07, 2005 8:36 da tarde, Blogger Ju said...

No comentário anterior esqueci-me de focar um ponto que pode ser importante.
Ambas referem que os ingleses já sofreram na segunda guerra mundial e continuam a sofrer com o IRA. E provavelmente a esses factos, todo o sistema de emergência funcionou.
Mas a autoria destes atentados é diferente. No momento actual em que vivemos, são internacionalmente mais graves que os atentados do IRA (que é a nível regional, mas atenção, são actos sem qualquer desculpa!!! Não me interpretem mal desta vez...)
E deveria ter dito, em vez de população londrina, os governantes britânicos(relativo ao primeiro comentário), nomeadamente Tony Blair, que apoiou o ataque ao Iraque, pelo que se sabe hoje, sem provas concretas de existirem armas de destruição maciça. Estivessem lá armas ou não, as acções apoiadas por ele foram, a meu ver, inconsequentes. Eles sabiam que o Iraque poderia ficar como ficou, mas nem por isso os vejo ESPECIALMENTE empenhados em reconstruir.
Será que estes atentados em Londres vão mudar a cabeça de Blair e todos os seus acessores e lobbies?!?!?! Já que aconteceram (infelizmente!), espero que sim, que mudem!

 
At julho 07, 2005 8:57 da tarde, Blogger Ju said...

Ah! E não vamos comparar terrorismo na Europa ou USA com terrorismo nos países Arábes e até os países de Leste Europeus. Nestes últimos casos, não há quase ambulâncias, não há médicos, os hospitais são uma miséria, não há psicólogos para acompanhamento posterior, a recuperação das cidades é mais lenta porque não há tantos recursos (ou estão contantemente deslocados pelos homens ricos desses países). O acto é condenável em qualquer parte do mundo, mas acho sinceramente que, como povo (não estou a dizer individualmente, cada um sofre à sua maneira, e isso não se contabiliza), eles sofrem mais por não terem apoios e soluções, do que europeus ou americanos que sejam assolados pelo mal do séc. XXI.

 
At julho 07, 2005 11:17 da tarde, Blogger NoKas said...

Tudo esclarecido, tudo na boa... com calma, "inspirate...expirate"... Já tou como a Ana disse: um dia de cada vez, e aproveitar sempre o melhor dele.

Mudando de assunto, mas não de tema.
A mim tocou-me o atentado de uma forma estranha. Embora longe fiquei preocupada com quem poderia lá estar que eu conhecesse. Tb me faz confusão o facto de aquelas vidas serem mto semelhantes às minhas. Passo a explicar. Estamos, infelizmente, mto habituados a ver imagens de guerra e de tortura, mas como uma coisa longinqua... lá longe... fome... n conheço.... enfim! E dd a guerra da jugoslavia que me tocou o facto de vidas tao semelhantes. ok! sim, fui abanada, talvez o pensamento da distancia seja mais confortavel, mas é: egoista! e o facto de coisas acontecerem ao lado desperta-me. e preocupa-me! pk podia ser aki, pk podia ser eu, pk de violencia minima a violencia maxima é so um saltinho...

 
At julho 08, 2005 11:18 da tarde, Blogger Ana said...

Em relação à borboleta da Joana, amanhã vejo se descubro a espécie pela foto. Não tenho aqui o guia comigo~, mas depois digo qq coisa.

 
At julho 09, 2005 5:03 da tarde, Blogger NoKas said...

oi anita! já podes comentar no da Ju, ela abriu as portas a outros bloggers, em vez de ser restrito como aki! :p


bjks

 
At julho 10, 2005 2:02 da manhã, Blogger NoKas said...

e pronto! a especie de borboleta já é conhecida! :)

 

Enviar um comentário

<< Home