segunda-feira, julho 04, 2005

Sem palavras....

Discurso em Santana no passado fim-de-semana
Jardim diz que não quer chineses e indianos a negociar na Madeira
04.07.2005 - 14h28 Lusa

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, afirmou, durante um discurso público proferido no passado fim-de-semana, que não quer chineses e indianos a fazer negócios na região autónoma.

"Portugal já está sujeito à concorrência de países fora da Europa; os chineses estão a entrar por aí dentro, os indianos a entrar por aí dentro e os países de leste a fazer concorrência a Portugal...", disse Jardim, no discurso de encerramento da iniciativa "48 Horas a Bailar", que se realizou este fim-de-semana em Santana, no norte da ilha. Confrontado com um sinal de uma pessoa que estava na assistência, o líder madeirense respondeu: "Está-me a fazer um sinal porquê? Estão aí uns chineses? É mesmo bom para eles ouvirem porque eu não os quero aqui". Jardim apelou ainda à união dos madeirenses e disse que tudo fará para que a crise nacional não chegue à região: "É evitar que a política daqueles loucos e daqueles incompetentes nos faça pagar as consequências".

7 Comments:

At julho 04, 2005 11:43 da tarde, Blogger NoKas said...

Resposta do Sampaio (adaptado da agênciaLusa):

04-07-2005 18:40:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-7139498
Temas: política portugal presidente imigração madeira china

Imigração/Madeira: Jorge Sampaio contra declarações "racistas e xenófobas"


Lisboa, 04 Jul (Lusa) - O Presidente da República recusou hoje comentar as afirmações de Alberto João Jardim sobre a presença de chineses na Madeira, mas avisou que "em caso nenhum" devem ser feitas declarações que possam ser interpretadas como "racistas e xenófobas".

Em declarações aos jornalistas, Jorge Sampaio não quis pronunciar-se sobre "a forma usada e o conteúdo efectivo" das palavras de Alberto João Jardim, por não querer "entrar em polémicas com os governantes regionais", afirmando, porém, ter "visto e ouvido com atenção" o líder madeirense.

Apesar de não querer "entrar em polémicas com os governantes regionais", o Presidente da República sublinhou, "com clareza" e genericamente "em relação a todos" os casos, que "a democracia portuguesa tem que defender o pluralismo, a pluralidade de etnias".

"Acho que, independentemente das declarações e do que foi dito (Ó) a verdade é que em caso nenhum - e isso é uma posição minha defendida em todas as ocasiões - podemos ter aquilo que possa ser interpretado como algo que seja racista ou xenófobo", disse Jorge Sampaio, no final de uma cerimónia, no Palácio de Belém, para agraciar os responsáveis pela organização do Euro 2004.

PGF.

Lusa/Fim



------------------------------------------


Senhor Presidente Sampaio: Eu acho que o Alberto João precisa mais do que umas palavras brandas e uma palmadinha nas costas. Já é tempo de alguém o colocar no seu lugar. Não é um conflito regional, é pessoal: esta pessoa não merece estar à frente seja de que região for no país.



(É o que eu digo: ou estou a "crescer" e estou mais atenta a estas coisas, ou o nosso povo está cada vez mais desleixado e até temos palhaços "bastardos.... filhos duma senhora menos digna" à frente de regiões autónomas. Antes uma Elsa Raposo em Cascais, que ao menos é sexy, e se calhar mais educadinha.)

 
At julho 04, 2005 11:52 da tarde, Blogger Ju said...

O problema é que ainda tomam atenção a este sr. O que ele refere é verdade, o facto de Portugal estar a perder competitividade (se é que algum dia a teve!). E tem que vir mão de obra de outros países, muito em voga agora os países de Leste, para que Portugal funcione. E não é só o continente! As regiões autónomas já começam a ter desses problemas. E isto é um facto sério que tem que ser visto. A integração das pessoas deve ser feita, sejam lá de onde forem. O Português não quer trabalhar nas obras, não quer ser electricista, há quem queira e quem faça melhor trabalho que um português mal humorado. Não se venham queixar depois. No entanto não sou apologista que pessoal estrangeiro seja a maioria da massa produtora de Portugal (já deve ser...). E para que isso aconteça há que dar incentivos, melhores condições de trabalho (nesta altura isso não é possível, tudo aumenta menos as condições de trabalho e os salários). Mas já estou a divagar.
Voltando ao Sr. Alberto. Dão-lhe muita atenção e ele sabe e ele usa isso em seu proveito. O que ele disse é grave, não é politicamente correcto, não é diplomático. Mas ele não quer saber, ele quer é provocar impacto e, mais uma vez, conseguiu. Por esta e por outras é que ele é rei na Madeira, porque é capaz de enfrentar tudo e todos, até os do próprio partido.
Quando as pessoas começarem a não lhe dar importância provavelmente o seu "glamour" ira desvanecer.
E a culpa é mais uma vez dos media. Deve haver (há concerteza!) melhor assunto e de maior valia, para ser noticiado, mas convem não falar nisso, afecta mtos lobbies. Vamos falar do Alberto, que só diz baboseiras da boca para fora.
O tal olhar crítico que se falava noutrs blogs deve ser aqui aplicado. Não falo na crítica à notícia, pois toda a gente vê (acho eu...) que o assunto é condenável. Mas deve-se olhar mesmo para o intuito da sua publicação.
Se querem a minha opinião, acho esta notícia uma caca (sem depreciar quem a pôs no blog, pois é algo importante comentar!), porque é sinal que não há nada melhor para falar. Haver há, mas está escondido e não convem.
Atenção! Não se trata de nenhuma teoria de conspiração, de que andam sempre a esconder-nos qualquer coisa. É sim a realidade, que o que vem cá para fora, pelos media, tem sempre erros, pouca veracidade e é notíciada quando convêm. Por isso vou adquirindo cada vez mais o gosto de ler jornais, onde EU escolho o que é importante, sem ser bombardeada como acontece com a televisão. Mas isto é outra história e os jornais também não tão livres de culpas.
Este comentário já vai longo...
Ai Jasus!

 
At julho 04, 2005 11:57 da tarde, Blogger NoKas said...

Oi. Eu em parte concordo k é dada demasiada importância a este senhor, mas a verdade é que ele ocupa um lugar de alguma importância social e política. E eu quero saber o que este senhor andar a dizer (este e outros). Tb gosto de saber o que eles dizem de bem. Acho que os media devem andar atentos. E acho tb que estas declarações são mto graves, dignas de um processo (mas ou ele é imune a processos ou ainda não percebi como não foi julgado a sério plas coisas que diz).

 
At julho 05, 2005 12:02 da manhã, Blogger Ju said...

De facto ele não deve ficar impune. Mas viva o laxismo português! Não somos o único povo que tem laxismo, mas parece que não aprendemos com os erros... Não, não, já tou a dispersar outra vez!
Laxismo porque, como é normal que ele diga aquilo, ele é assim, ninguém faz nada. E ele atingiu uma posição que é difícil fazer-lhe alguma coisa... Acreditam no que eu disse? LOL Ingénuos!
Interesses! Deve haver muitos interesses aqui por trás, por isso é que ele ainda não foi abaixo.
E mai nada!

 
At julho 05, 2005 5:17 da tarde, Blogger Pedro Sousa said...

Vou contrariar as opiniões.
Como sempre digo, cada um intrepreta as palavras da forma como quer.
O AJ falou de chineses e indianos como quem falaria de gente do Porto Santo. Simplesmente ele não quer investidores desses países na Madeira.
E quanto à sua credibilidade, claro que é muito pouco ortodoxa, mas a Madeira é hoje o que é, e o resto do país é o que se vê.
E mais não comento, aliás, não gosto de comentar sobre política.

 
At julho 05, 2005 5:24 da tarde, Blogger NoKas said...

No tempo do Salazar tb era tudo mto bom... estavamos economicamente estaveis, mas sempre calados que nem uns ratos, pq n se podia falar! Na Madeira, local mto evoluido economicamente (à custa de alguns atentados a meu ver), tb quem n for do PSD é escurraçado! :p Há preços que não estou disposta a pagar para ter um país rentável. É possível ter um meio termo, basta a boa vontade de todos.

 
At julho 06, 2005 9:37 da tarde, Blogger Filipe said...

Partilho completamente da opinião do Pedro Sousa.

 

Enviar um comentário

<< Home