domingo, agosto 07, 2005

ESA Space Camp - Notícias em jornais nacionais

Correio da Manhã de 2005-07-26

Cento e trinta e quatro jovens europeus, com idades entre os oito e os 17 anos, vindos de 17 países da União Europeia, estão a participar, em Tavira, desde o passado sábado e até 3 de Agosto, no campo de férias da Agência Espacial Europeia (ESA).


A 11.ª edição do campo de férias espacial, o primeiro realizado no nosso país, sob o tema ‘A navegação através do mar e do espaço’, tem como objectivo ensinar ciências com astronautas.


“O alemão Michel Tognini, chefe do departamento de voo espacial e exploração da ESA, falará, aos jovens, sexta-feira, sobre a sua experiência de voo no espaço e o cientista Rafael Lucas, ligado à navegação via satélite, será outro prelector”, explica Glória Jackson, coordenadora da Casa da Cultura, Ciência e Actividades Turísticas, que venceu a candidatura para este campo de férias.


“Visamos ainda promover a socialização, o convívio e a motivação científica dos jovens, através de ‘workshops’, palestras, visitas de estudo, actividades em conjunto com o Centro de Ciência Viva de Tavira, visita ao Observatório Astronómico de Tavira e actividades desportivas, que contribuam para a construção de um fórum educativo que permita estimular os conhecimentos científicos dos participantes”, esclarece.


Um campo de férias sem a participação de jovens lusos “porque os portugueses que participam na ESA são jovens cientistas, que ainda não têm filhos, com idade para participarem neste evento”, diz Glória Jackson.

Teixeira Marques (Faro).



Barlavento de 21 de Julho de 2005
Cultura

Mundo das estrelas em Tavira até ao final do mês



Observatório Astronómico traz ao Algarve campo de férias da Agência Espacial Europeia

É já a partir do próximo sábado que Tavira recebe o campo de férias da Agência Espacial Europeia (ESA).

O evento, realizado pela primeira vez em Portugal, é trazido pela Casa da Cultura, Ciência e Actividades Turísticas (Cdepa) – também conhecida por albergar o Observatório Astronómico de Tavira – que foi a vencedora de uma candidatura para a realização do Space Camp.

De acordo com Glória Jackson, coordenadora da Cdepa, «prevê-se que, até ao próximo dia 3 de Agosto, mais de 140 jovens oriundos de vários países estados-membros da ESA, com idades entre os 8 e os 17 anos, passem pelo Algarve».

Além da realização de actividades directamente relacionadas com a astronomia, é objectivo do projecto a construção de um fórum educativo apto a estimular a motivação científica dos participantes.

A coordenadora da Cdepa adiantou ao «barlavento» que, «na iniciativa, vão estar presentes jovens oriundos de sete países da União Europeia», que ficarão alojados numa unidade hoteleira em Cabanas de Tavira. Devido às várias nacionalidades dos participantes, a língua de trabalho utilizada será o inglês.

O programa do Space Camp tem como tema «A navegação através do mar e do espaço» e engloba várias actividades desportivas e educativas. A iniciativa abre-se ainda ao público em geral e contempla a realização de várias conferências públicas, que terão lugar no final deste mês, e estão integradas na programação do «Verão em Tavira».

Para a definição do tema, contribuiu o acervo histórico na área da navegação marítima e astronómica desenvolvida em Portugal nos séculos XV e XVI, durante a época dos Descobrimentos portugueses.

A astronavegação usada no século XV em Portugal, em conjunto com a navegação via satélite utilizada actualmente pela Agência Espacial Europeia, serão a base de abordagem dos conteúdos científicos para os participantes neste Space Camp.

Constam ainda do programa actividades como a iniciação à astronomia e à astrofotografia, iniciativas monitorizadas pelo Observatório Astronómico de Tavira, e outros projectos lúdico-cientificos, a serem realizados no Centro de Ciência Viva de Tavira.

A iniciação à vela será outra das principais actividades em que os jovens podem colocar em prática algumas das antigas técnicas de navegação marítima e aprender a usar objectos como um astrolábio ou um quadrante. A acção decorre em parceria com o Clube Náutico de Tavira, que assegurará também passeios e actividades na Ria Formosa.



Filipe Antunes




DiáriOnline Algarve - Jornal da Região Sul de 25 de Julho de 2005



“Navegação: do Mar ao Espaço” é o tema do Space Camp a decorrer em Tavira desde sábado



A Agência Espacial Europeia (ESA), entidade responsável, na Europa, pela investigação na área espacial, escolheu, este ano, o Sul de Portugal para a realização do campo de férias dos filhos dos trabalhadores desta organização internacional. E assim, desde o passado sábado, cerca de 135 crianças e jovens, entre os 8 e os 17 anos, estão em Tavira para participar em diversas actividades de âmbito científico, cultural, ambiental e desportivo.

Susanna Attolico, italiana, trabalha na ESA há cerca de 25 anos, como Information Officer, no Departamento de Informação, Documentação e Conhecimento Científico, e é, desde há 11 anos, a responsável pela organização do Space Camp. Depois da experiência da Bretanha, no ano passado, Susanna e a sua equipa tinham vontade de dar a conhecer um novo país-membro aos participantes. Sendo Portugal membro efectivo da ESA apenas desde 2000, a apresentação de uma candidatura formalizada pelo Ciência Viva e pelo Cdepa – Observatório Astronómico de Tavira, assente no tema da Astronavegação e na “Sabedoria do Mar”, convenceram desde logo a equipa da ESA que, em Outubro passado, se deslocou a Tavira para conhecer o local e o casal Jackson, dinamizador da iniciativa em terras lusas. Para a decisão de escolher Tavira foram também determinantes as condições logísticas e técnicas existentes e o entusiasmo e apoio demonstrados por parte da autarquia e das entidades locais, como ressalva Simonetta, outra das responsáveis presentes no Algarve.

Nos campos de férias da ESA o convívio entre diferentes nacionalidades e a educação para a Ciência são os aspectos mais valorizados. “A educação científica e tecnológica é muito importante para nós, por isso, metade do tempo é passado com actividades de base científica e a outra metade com actividades de desporto e socialização” explica Susanna, que adianta que este é o “evento em que as crianças, vindas dos vários países-membros da ESA [16 no total], se encontram para conviverem e em conjunto se divertirem”.

Assim, em Tavira, para além das actividades desportivas, como o voleibol e o futebol de praia ou o ténis, os 11 dias em que decorre o Space Camp serão preenchidos por um vasto programa, composto essencialmente por actividades ligadas à Astronomia e à Náutica, uma vez que o tema do campo é a “Navegação: do Mar ao Espaço”.

Agrupados em 16 grupos, as 135 crianças e jovens visitarão o Observatório Astronómico de Tavira, onde observarão os astros e realizarão actividades relacionadas com a astrofotografia; frequentarão o Centro de Ciência Viva de Tavira para participar nas actividades do centro; e, no Clube Náutico de Tavira, terão aulas de iniciação à vela, de adaptação ao meio aquático e acções de formação acerca das salinas e dos vários tipos de pesca utilizados na nossa região.

Paralelamente, realizarão várias visitas de campo, como a da próxima quarta-feira, ao Parque Natural da Ria Formosa, e alguns workshops e palestras, uma das quais acerca da História da Navegação e outra, dada por Lucas Rodrigues, acerca dos novos instrumentos de navegação no Espaço, os programas Galileo e Egnos.

“Good” (Bom) é como Alessandro Micol, de 8 anos, define as suas expectativas para os próximos dias, ele que participa pela primeira vez num Space Camp.

Já Julia Doherty, irlandesa, a viver em Itália, é uma veterana! Aos 16 anos, é o seu quinto campo. Para Júlia o aspecto mais importante desta iniciativa é o encontro de pessoas de vários países e culturas e o reencontro com os amigos que vão ficando de ano para ano. Sentimento que é partilhado por Nele De Winne, 16 anos, filha do astronauta Frank De Winne e que aprecia especialmente as actividades ligadas à Ciência, uma vez que são uma oportunidade “para ver coisas que não se vêem em casa!”. Este ano, a oportunidade de praticar desportos náuticos, especialmente a vela, estão também a entusiasmar Nele.

Entusiasmada com toda esta azáfama anda também Adélia Cavaco, uma das directoras do Golden Clube, Cabanas, onde o Space Camp está alojado. Para Adélia receber o Space Camp tem sido “um grande desafio”, já que ao Golden Clube cabe organizar toda a parte de alojamento, alimentação e animação desportiva e nocturna, numa altura em que a taxa de ocupação do empreendimento é praticamente de 100%. O Space Camp ocupa dois blocos de habitação e tem à sua disposição toda a área de um dos restaurantes do aldeamento.

Para Adélia a realização deste Space Camp é, sem dúvida, uma mais-valia, não só em termos económicos, num ano difícil como o de 2005, mas sobretudo em termos sociais e de aprendizagem para futuras iniciativas.

A equipa da ESA agradeceu toda a hospitalidade, carinho e simpatia dos algarvios e Susanna Attolico assegurou que o Space Camp regressará, dentro de poucos anos, ao nosso país.

Oriana Silva

2 Comments:

At agosto 07, 2005 12:18 da tarde, Blogger NoKas said...

Eu sei que é um post enorme, mas resolvi copiar o texto das notícias relacionadas com o ESA Space Camp que foram saindo entretanto em jornais nacionais. Para mais tarde também eu recordar. :)

 
At agosto 07, 2005 10:40 da tarde, Blogger Ana said...

Não fazia a menor ideia que isto estava a acontecer cá. Parece ter sido mesmo muito interessante! Continuação de umas óptimas férias! Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home