Notícia do Jornal Público.
Humanos estão a explorar recursos em excesso
Terra está em saldo negativo ecológico desde ontem
10.10.2006 - 09h04 PÚBLICO
Se é um consumista inato ou simplesmente gosta do conforto ocidental, preste atenção a este dado: desde ontem, a conta ecológica da Terra entrou em saldo negativo. Por outras palavras, a partir de agora e até ao fim de 2006, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil.
O cálculo exacto do dia do ano em que a Terra passa a estar em débito ecológico é uma derivação da "pegada ecológica", que estima qual a área do planeta que cada pessoa precisa para suportar o seu estilo de vida. Outro conceito é o da biocapacidade de renovar os recursos - de uma cidade, uma região, um país ou da Terra como um todo.
Segundo os últimos cálculos da organização não-governamental Global Footprint Network, cada português precisava, em 2002, de 4,2 hectares de recursos do planeta. Mas o país só tinha capacidade para suprir 1,7 hectares por pessoa. Por habitante, havia então um débito de 2,5 hectares.
Com base neste tipo de dados, a New Economics Foundation (NEF), outra organização não-governamental, passou a determinar o dia exacto em que o salário ecológico anual da Terra termina.
E "o dia em que a humanidade começa a comer a Terra", como define um comunicado da NEF, ocorre cada vez mais cedo. Em 1987, o "dinheiro" acabou em 19 de Dezembro. Em 1995, a data estava já em 21 de Novembro. E este ano a conta entrou no vermelho ontem, 9 de Outubro.
"A humanidade está a viver do cartão de crédito ecológico e só o pode fazer liquidando os recursos naturais do planeta", resume Mathis Wackernagel, director executivo do Global Footprint Network.
4 Comments:
Mas fomos avisados que estavamos a abusar do eco-CC ... Agora quem é que vai pagar a conta?? É urgente baixarmos o plafond
E de quanto é esse plafond? Eu voto em gastar até ao limite e depois logo se vê como se paga.
E já agora, o cartão de crédito da Terra dá milhas??
O Eco-CC tem acordo com duas companhias aereas a GOL e a Airluxor/HiFly
Olha Nokas, quando este planeta rebentar não será certamente por falta de informação. Pode ser por transformar essa informação em acção, mas se as pessoas continuam a olhar para o seu umbigo e a achar que isto do ambiente é para os " verdes", que fazer?
bjs
Enviar um comentário
<< Home