quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Amesterdão

Yeahhh! Finalmente estou a conseguir postar acerca de Amesterdão. Este trabalho tem-me estado a ocupar o tempo útil para blogar! Não há direito! Já nem se pode partilhar as aventuras.


Amesterdão foi uma agradável surpresa para mim. Eu sei que já muita gente lá foi. Eu ainda não tinha lá posto o meu pézinho. Mas gostei. Estava à espera de algo diferente. Mas o que encontrei agradou-me. O tempo também ajudou: estava frio... mas sol!

Apesar de ser uma cidade super agitada (muito até), continua com aquele arzinho de provincialismo europeu. As pessoas parecem formigas de tantas que são, mas ao mesmo tempo não há ninguém igual a ninguém. Os canais dão um aspecto de pacificidade à paisagem urbana, embora o lixo a boiar seja uma constante. Toda a gente anda nas suas bikes (reparem no impressionante estacionamento de bicicletas situado ao pé da estação central de comboio). Mas digamos que se não fosse assim, seria caótico o deslocamento nesta terra. As pessoas são simpáticas, existem imensas lojas com uma variedade tremenda! A História marca presença, e parece que muitas histórias também. O mundo da droga "livre" não me impressionou assim tanto, não parece assim tão exótico! Nem sequer o Red Light me pareceu tão apelativo como eu pensava que era. Para mim ficou a imagem de um bairro residencial com maior concentração de sex-shops e com as moças na montra, mas são montrinhas tão piquinitas. Pensava que era algo mais sofisticado. E toda a gente na rua como se nada fosse, os miúdos a passear os cães, as pessoas a chegar com as compras do supermercado. Enfim, nada bizarro.

Adorei as casas tortas, quase a cair. Aquele solo deve ser mesmo pantanoso... Mete um pouco de medo! Mas eles parecem não ligar. Achei piada ao facto de todos os prédios terem local para pôr um guindaste no topo para puxar mobília para dentro das casas. Este povo é engenheiro! Oh lá se é!

Fui ao museu do Van Gogh e adorei! Adorei perceber melhor como evoluiu o artista, como as cores e os estilos mudaram ao longo da sua vida. A obra que eu mais gostei foi um quadro de amendoeiras em flor sob um fundo azul que ele ofereceu ao irmão quando o sobrinho nasceu. Comprei um poster para pôr no meu estúdio com essa imagem! É mesmo bonita!


Acho que tenho vontade de dar lá mais um saltinho um destes dias! Um só fim-de-semana soube-me a pouco! eh eh eh!


Pela cidade....


Prédios tortos, patinagem no gelo em jardins, o museu Van Gogh, a estação de comboio...


As personagens: Eu, Ana e Pedro. Todos tugas... directamente vindos de Bruxelas. Não tirei fotos à Carolina e ao Vasco, vindos de Portugal, amigos da Ana, mas também lá estiveram! E ficaram por lá, os sortudos, a passear.


Os canais...

E o Red Light District! Julgavam que eu mostrava mais alguma coisa? Ou sequer que eu conseguiria tirar uma foto mais atrevida? Esqueçam! Não se pode fazer isso. eh eh eh! Têm que lá ir para ver!


4 Comments:

At fevereiro 02, 2006 6:34 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Que fim-de-semana animado. :) Excelente. Assim vale a pena viajar. :) E os tugas ficaram muitobem nas fotografias. :)

 
At fevereiro 02, 2006 6:36 da tarde, Blogger Ju said...

LEva-me ctg qdo lá voltares... sff! ;)

 
At fevereiro 02, 2006 7:51 da tarde, Blogger Carlota said...

Cada vez que me lembro de Amesterdão fico com ataques de pânico! Que cidade mais super-populada!

 
At fevereiro 03, 2006 3:33 da tarde, Blogger Filipe said...

Como há familia a ler estas coisas fica sempre bem escrever que não ficaste impressionada com a Red Light e ao mesmo tempo dizer que gostaste da variedade de coisas nas lojas, mas sem especificares quais as lojas!
Post a dar para o politicamente correcto, mas no fim deixas antever um pouco do que realmente se passou ao dizeres: "Acho que tenho vontade de dar lá mais um saltinho um destes dias! Um só fim-de-semana soube-me a pouco! eh eh eh!"

 

Enviar um comentário

<< Home